UM ANO CAMINHANDO E ALGUMAS LIÇÕES QUE APRENDI

Posted by Jota | Posted in | Posted on 14:00

0

Aprendi que em Cristo temos a maior e mais surpreendente auto-revelação de Deus para a humanidade e o prisma pelo qual se deve ler a Bíblia e ler a vida. Jesus é a maior referência. Aprendi a diariamente e cuidadosamente buscar conhecer Jesus como Ele é, e não como ás vezes eu desejaria que Ele fosse.

Aprendi que sou pior do que pensava ser e mais perdoado do que pensava ser.


Aprendi que santificação genuína não se trata de adotar os trejeitos, o dialeto e o gosto de uma denominação em relação á roupa, música, leituras, etc., mas se trata de um processo de humanização, atravéz do qual eu me torno cada vez mais humano conforme a humanidade perfeita de Jesus.


Aprendi que a grande ambição que vale a pena ter na vida não é a ambição por sucesso, por riqueza, por qualquer realização que se baseie nas coisas daqui, e sim a ambição de ser cada dia mais semelhante á Cristo, relfetindo seu coração e seu olhar, a ambição de conhecê-lo mais e ser mais repleto de amor e gratidão.


Aprendi que a vida só não vira náusea e desespero quando existencializada na fé, na gratidão e no amor, pois quando se confia que a vida é de fato como Jesus anunciou, tudo contribui e tudo é graça.


Aprendi que não devo murmurar sobre o mal aparente que me sobrevém, pois pode ser que seja um dos maiores bens para a minha vida; nem tampouco devo achar que todo bem aparente é bênção, pois pode ser que me estrague. Aprendi que “bênção” só é bênção se faz bem á alma.


Aprendi que, acima de tudo, além de tudo, apesar de tudo - Deus é amor, Deus é Bom, Deus é Pai, Deus é Abba. Aprendi que quem não ama não conhece á Deus e que quem conhece á Deus ama.

Aprendi que Deus ama todos aqueles a quem eu sou tentado odiar.


Aprendi que o amor de Deus por mim independe da minha conduta moral, do meu comportamento e da minha produção. Aprendi que Deus não ama quem eu deveria ser, mas ama quem eu sou, e só Ele sabe de fato quem sou.


Aprendi que entre os Cristãos, existem aqueles que seguem a Jesus para evitar o inferno, outros que seguem pelo pão e o peixe, outros que seguem porque viram em Jesus uma força maior, mais poderosa. Essa é a igreja da multidão; estes seguem enquanto Jesus lhes aparente ser beneficial. Aprendi que a igreja dos discípulos segue a Jesus porque não tem outro caminho a fazer.


Aprendi que é feliz quem segue á Jesus e serve ao próximo por amor, por gratidão, e pelo simples prazer de servir e seguir.


Aprendi que para quem entende que peca porque é pecador e que é do pecado que eu sou que Jesus me redime, o pecado vira didático. Aprendi que o pecado não faz mal á Deus, faz mal á mim, porisso é pecado.


Aprendi que a graça soberana de Deus não é um mecanismo psicológico humano para a evasão da culpa, e sim o modo divino de lidar com o pecado humano. Aprendi que pecado se resolve com perdão, e que a grande evasão da culpa é a teologia da justiça própria e do mérito, que além de não funcionar como anestesiante de culpa, sempre resulta em orgulho e neurose.


Aprendi que a única diferença entre o fariseu e a prostituta é que a prostituta sabe que é doente, mas o fariseu acha que é são. Aprendi que para o “são” Jesus é irrelevante.


Aprendi que muitos pregam a salvação pela graça e a santificação pelas obras. Aprendi que legalismo é um sistema aonde se obtém qualquer benefício divino ou progresso espiritual por mérito, por conduta, ou por obra. Aprendi que graça é um sistema aonde só se recebe qualquer benefício ou progresso por um motivo: pelo mérito do sacrifício de Jesus.


Aprendi que a genuína mensagem do evangelho da graça, quando apreendida mediante a fé, nunca nos remeterá á libertinagem ou á licensiosidade, pois o evangelho, quando crido, gera a pacificação crescente da alma, que gera gratidão e amor no coração. Aprendi que graça que remete á uma vida em pecado, de fato não é graça, é uma paródia da graça, é uma má apropriação da graça, é “graxa”.


Aprendi que para quem creu na pregação do evangelho, a lei e o pecado não são mais preocupações, pois a lei já cumpriu o seu papel histórico e o pecado já perdeu seu poder sobre nós.


Aprendi que quando perguntaram á Lutero, “Estás dizendo que se estamos em Cristo podemos fazer o que quizermos fazer? Tudo quanto quizermos fazer?”, Lutero respondeu, “É exatamente isto. Agora, o que quereis fazer?” Aprendi que a graça divina nos constrange, nos comove, nos transforma o coração.


Aprendi que “fruto” não se refere ao número de pessoas que eu trouxe para a igreja ou o número de versículos Bíblicos que consegui decorar, mas se refere ao quanto eu me pareço com Jesus. Aprendi que fruto é gerado no meu ser na medida em que descanso na graça e me entrego em confiança ao amor divino.


Aprendi que sou capaz de infinitamente mais pelo amor do que pelo medo. Aprendi que o amor grato é a melhor motivação para viver e servir.


Aprendi que o que importa é servir á Deus no altar da vida do próximo.


Aprendi que o Caminho só se aprende caminhando, que o amor só se prova amando, que o a fé só conhece que tem. Aprendi que o evangelho não é matéria para estudo, para discussão, para deliberação eterna, mas que é para ser vivido. Aprendi que não adianta decorar cardápio e ficar de barriga vazia.


Aprendi que o que importa no Caminho não é a estrada que percorremos e sim como caminhamos. Aprendi que se meu caminho interior é o caminho da graça, do amor, da verdade, da fé, da gratidão, da esperança, da paz...sou capaz de fazer com que o vale de Baca se torne uma fonte e a estrada árida um manacial.

Aprendi que cada um escolhe a dimensão na qual habita, e que muitos tomam a mesma estrada mas fazem caminhos completamente diferentes.


Aprendi que não adianta fazer a “obra de Deus” de qualquer jeito que não seja o jeito de Jesus. Aprendi que o que mais agrada á Deus é confiar nEle e amar. Aprendi que o único caminho viável nesta vida, apesar de ser o mais indesejado, é o caminho da cruz.


Aprendi que sucesso não é colecionar tesouros na terra, e que o sucesso do mundo é, muitas vezes, dissolução para a alma. Aprendi que de nada adianta ganhar o mundo tudo e perder a alma. Aprendi que melhor é ambicionar o que é superior, o que é eterno, o que traz vida.


Aprendi que devo procurar viver hoje como sinal do novo céu e da nova terra. Aprendi que a minha vida deve evidenciar minha esperança por um mundo ideal e minha convicção de que assim será.


Aprendi que quem sou para Deus importa infinitamente mais do que o que faço para Deus. Estou aprendendo a simplismente ser para os outros o que sou para Deus, nada mais e nada menos.


Aprendi que ainda me falta muito, e que vale a pena sentar aos pés do mestre e com Ele aprender a viver, pois ele é o Caminho, e este Caminho é vida.


Em Cristo Jesus, o mestre amado,


Jota

Comments (0)